Como posso conseguir mais pacientes

Como conseguir mais pacientes?

O marketing é essencial para o sucesso de qualquer negócio e a área médica não é uma exceção. Para que o número de atendimentos de um consultório ou clínica cresça, um médico deve atender de 30 a 50 novos pacientes todos os meses. Além disso, para atrair novos pacientes, um consultório deve oferecer serviços competitivos e preços adequados. A manutenção dos pacientes existentes também exige muito trabalho e dedicação.

Embora seja importante manter um relacionamento com os pacientes existentes, é igualmente importante ganhar novos pacientes. Claro, existem formas usuais de alcançar isso, incluindo técnicas de marketing e programas de fidelidade. Mas há muito mais coisas que você pode fazer. Aqui estão algumas maneiras de ajudá-lo a conseguir mais pacientes:

Conheça seu público-alvo

Conseguir mais pacientes

 

Antes de conseguir mais pacientes em potencial, você precisa entender seus pacientes atuais. Dê uma olhada nos registros do seu consultório e observe a sua idade média, gênero, profissão e onde eles moram.

Estes dados irão ajudá-lo a encontrar as melhores técnicas de marketing para promover seu consultório e atrair novos pacientes.

Quer conseguir mais pacientes? Treine sua equipe

Sua equipe irá interagir com todos os seus pacientes antes de você conhecê-los. Então, treine sua equipe para que ela desperte uma ótima primeira impressão e responder todas as perguntas dos pacientes em relação à sua especialidade.

Sua equipe deve saber sobre os serviços que você oferece e também ser capaz de explicar detalhes específicos, como preços, equipamentos usados durante os procedimentos, o que esperar de uma consulta, etc.

Acompanhamento de pacientes

A maioria das clínicas médicas gasta cerca de 90% de seus recursos para atrair novos pacientes. No entanto, manter os pacientes existentes é uma das formas mais fáceis e econômicas de melhorar as receitas de um consultório. Além disso, estreitar as relações com os pacientes existentes aumentará as referências que o seu consultório receberá.

Construa um site responsivo

Possuir um site moderno e fácil de usar é fundamental para conseguir mais pacientes. Certifique-se de que seu site funcione igualmente bem tanto em computadores, quanto em dispositivos móveis.

O objetivo do seu site deve ser educar seus potenciais pacientes para que eles possam tomar uma decisão embasada em informações pertinentes e procurar o seu atendimento se optarem por uma consulta. Algumas empresas no mercado são especialistas na construção de sites para profissionais da área da saúde.

Inicie um blog

Um blog adiciona novo conteúdo ao seu site e também ajuda com o SEO. Lembrando que SEO é um conjunto de técnicas que têm como objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados dos buscadores.

Publicar conteúdo relevante e original em seu blog mostra que você conhece sua especialidade médica e está feliz em manter seus pacientes informados. Você pode fornecer dicas de bem-estar, anunciar eventos locais e compartilhar atualizações sobre sua especialidade médica. Você pode promover seu blog usando o Twitter e demais redes sociais.

Promova concursos

Conseguir mais pacientes

O conteúdo pode ser uma excelente maneira de informar o seu público-alvo sobre sua especialidade médica. Oferecer algum bônus – por exemplo 10% de desconto na primeira consulta -, em troca da divulgação da sua página pode levar mais pacientes à sua página e ao se consultório.

Encoraje avaliações on-line

As avaliações são uma das formas mais eficientes de atrair novos leitores e conseguir mais pacientes. Incentive seus pacientes a compartilhar seus comentários online.

Você pode fazer isso enviando um e-mail de agradecimento aos seus pacientes e incentivando-os a visitá-lo online. Você também pode oferecer serviços gratuitos para motivar seus pacientes a publicar opiniões online na sua página. Com a permissão do paciente, você também pode publicar seus comentários ou compartilhá-los no seu twitter e demais redes sociais.

Conecte-se com a comunidade

Conectar-se com a sua comunidade lhe dará oportunidade de educar pessoas e de expandir a lista de potenciais pacientes. Você pode fazer um seminário para crianças sobre cuidados com a saúde ou como priorizar uma alimentação saudável. Os pais não só apreciarão isso, como também o consultarão quando precisarem de um médico.

Seja pró-ativo

Equipe seu consultório adequadamente se notar um aumento do número de pacientes. Recrute pessoal extra para expandir seus serviços e, se possível, adicione mais serviços para atender às necessidades dos novos pacientes.

Entregue um serviço de qualidade

Conseguir mais pacientes

Não há como os seus pacientes indicarem outros pacientes para o seu consultório se não estiverem satisfeitos com o seu atendimento. Se você ainda não tem um software de gestão específico para clínicas e consultórios, é hora de tomar uma providência urgente. Faça da tecnologia sua aliada e mude para melhor, sua forma de atender, aumentando a produtividade e a qualidade do atendimento.

E você? Como planeja conseguir mais pacientes? Comente com a gente!

O sistema médico mais completo

Doctor Engage

Software de gestão para clínicas e consultórios