4 dicas de gestão para se começar um consultório médico

Um mapeamento de processos ineficiente é um problema em qualquer negócio. Nos consultórios médicos, as ineficiências de processos criam longas filas de espera para os pacientes, frustração para o pessoal da administração e estresse desnecessário para os médicos. Por isso, entre as nossas 4 dicas de gestão, vamos começar por este assunto.

O mapeamento de processos visa ajudar uma clínica médica a identificar ineficiências do fluxo de trabalho – como o tempo gasto na busca das fichas dos pacientes, por exemplo – e implementar melhorias.

Dicas de gestão

1. Gestão do consultório médico: mapeamento de processos

O mapeamento de processos é a representação visual de um fluxo de trabalho. Com origem no movimento de fabricação enxuta, esta ferramenta ajuda as empresas a identificar e minimizar os desperdícios em um processo.

Por isso que o mapeamento de processos está sempre entre as dicas de gestão, independentemente a qual negócio estamos nos referindo. Ele segue um produto do início ao fim, observando o que está acontecendo em cada etapa.

O objetivo é indicar se cada etapa melhora mesmo o produto. No mundo da fabricação enxuta, isto é conhecido como “valor agregado”. Qualquer passo que não adiciona valor é considerado “um desperdício”.

Se você é um médico, seu produto é o cuidado com a saúde dos seus pacientes. Ao “seguir” o paciente através do mapeamento de processos, você poderá identificar o valor obtido por esse paciente durante cada etapa que ele percorre, desde o primeiro contato com seu consultório, passando pela consulta médica e retorno, até a alta, por exemplo.

Depois de fazer o mapeamento de processos, você pode fazer alterações para eliminar os “desperdícios”, ou seja, o tempo que um paciente não recebe nenhum valor. Você pode fazer um desenho de todos os processos dos pacientes na sua clínica. Essa técnica irá auxiliar na identificação dos pontos que podem ser melhorados, como procedimentos que demoram muito ou a necessidade de melhorar a comunicação em alguma etapa do processo.

2. Utilize a tecnologia a seu favor

4 dicas de gestão para se começar um consultório médico

Um software de gestão médica visa, principalmente, otimizar os processos médicos. Além disso, ele é configurado para melhorar os problemas do dia a dia de um consultório já que oferece:

  • Agendas customizadas para cada profissional da saúde;
  • Agenda médica online;
  • Prontuário eletrônico;
  • Relatórios gerenciais;
  • Faturamento TISS automático;

Ao otimizar a gestão, um programa médico permite que toda a equipe da sua clínica tenha mais tempo disponível para focar nos cuidados com os pacientes. Lembre-se que este é o seu produto, como dissemos acima. Por tudo isso, use a tecnologia a seu favor, aperfeiçoando o atendimento aos pacientes e toda parte de suporte.

3. Melhore o fluxo dos seus pacientes

Somente os pacientes sabem se o processo de gestão corre de maneira fluente ou não. Eles agendam uma consulta, chegam ao consultório médico, sentam-se na área de espera, aguardam atendimento, são atendidos e, finalmente, saem do seu consultório. E se eles não ficarem satisfeitos com todo o processo, podem não voltar, não é mesmo?

Fornecer cuidados de alta qualidade e excelente atendimento evita perda de paciente e, consequentemente, de receita para o seu consultório médico.

Caso contrário, eles provavelmente continuarão retornando enquanto estiverem satisfeitos com todo o processo. Um software médico possui funcionalidades que agilizam as funções administrativas e  melhoram o atendimento dos pacientes, aspectos essenciais para aumentar a lucratividade do seu consultório médico. Vamos a última, mas não menos importante entre as nossas dicas de gestão?

4. Melhore a Comunicação

4 dicas de gestão para se começar um consultório médico

Entre nossas dicas de gestão, não podemos deixar de destacar, também, a comunicação efetiva entre todos os envolvidos: pacientes, funcionários e médicos. Lembrando que a comunicação eficaz não é apenas falar, mas ouvir também.

O sistema da Doctor Engage possui um chat interno que permite aos seus colaboradores se comuniquem em tempo real pelo sistema, dispensando o uso de ferramentas sociais como facebook, whatsapp, skype e outras. 

A boa comunicação implica em respeito mútuo e compreensão. E ai a tecnologia ajuda muito também. Um software de gestão médica permite estabelecer expectativas claras por meio de pesquisas online com seus pacientes, além de garantir funcionários mais conscientes sobre suas responsabilidades e mais engajados com o propósito do seu consultório médico.

Conteúdos de gestão para clínicas e consultórios

Doctor Engage

Software de gestão para clínicas e consultórios