Odontograma online: a melhor ferramenta para dentistas

Tal como aconteceu com a câmera digital no campo da fotografia, a tecnologia também está mudando a prática da odontologia que conhecemos hoje, trazendo maior flexibilidade e eficiência aos profissionais da área. Trabalhar a partir de uma plataforma digital permite que o dentista possa compartilhar instantaneamente várias informações entre os membros da sua equipe e com seus pacientes. Mas esse não é o maior benefício de uma plataforma digital. Ela permite analisar detalhadamente o odontograma online dos pacientes para um melhor diagnóstico e para propor o tratamento mais adequado para cada caso. Ou seja, todos os lados saem ganhando: o profissional, a equipe e paciente

Com essas novas capacidades, a prática odontológica ganha:

  • Maior produtividade;
  • Melhor comunicação com os pacientes;
  • Equipe mais satisfeita.

Se você ainda não possui um software médico com a ferramenta odontograma online, a questão é: o que você está esperando? Vamos dar uma olhada nos inúmeros benefícios que um software específico para dentistas é capaz de oferecer ao seu consultório.

Odontograma online: melhorando a experiência do paciente

Embora um software exclusivo para dentistas possa oferecer muitos benefícios comerciais para o seu consultório, é importante concentrar-se nos benefícios que essa tecnologia oferece aos pacientes. Você deve estar se perguntando: Como o odontograma online elevará a experiência dos meus pacientes? Seu uso permitirá procedimentos dentários menos invasivos?

Um dos maiores obstáculos enfrentados por um dentista é demonstrar de forma clara para o paciente a importância e a urgência de um determinado procedimento odontológico. Saiba o que o odontograma online faz neste sentido:

Odontograma online permite um melhor diagnóstico

Odontograma online: a melhor ferramenta para dentistas

Um odontograma é um diagrama gráfico da boca de um paciente. Nele, cada dente é marcado com um número ou uma marcação com letras maiúsculas ou pares numéricos.

Com o odontograma online, seus pacientes enxergarão a sua clínica odontológica com outros olhos. Essa ferramenta permite ao dentista explicar cada passo do procedimento, bem como os métodos e os riscos potenciais.

Todas essas informações ajudam os pacientes a tomarem uma decisão mais consciente, ao possibilitar ao dentista apresentar uma opção de tratamento abrangente e focada na qualidade. Assim, o paciente entende detalhadamente o procedimento que será realizado.

O odontograma também é a ferramenta ideal para verificar o posicionamento correto dos dentes e a necessidade ou não do uso de aparelhos ortodônticos. Ele também permite observar a presença de fraturas, manchas, abrasões e a recomendação do uso de próteses dentárias, implantes, coroas e/ou ajustes oclusais.

A ferramenta é capaz de cativar o paciente e possibilitar ao profissional traduzir a linguagem dentária em termos leigos, fazendo com que as pessoas atendidas compreendam melhor os procedimentos que devem ser realizados.

Isso garante que o tratamento de reabilitação proposto seja melhor aceito. Ou seja, uma vez que o paciente entende melhor a necessidade de certos procedimentos, ele aceita e começa o tratamento mais rapidamente.

Histórico do paciente

Outra grande vantagem do odontograma online é o dentista poder acompanhar o histórico do paciente. E, assim, analisar todos os procedimentos realizados por ele ao longo das últimas consultas. O odontograma em papel pode conter erros e até mesmo ser danificado ao longo do tempo. Já online, ele possibilita uma visão clara e organizada do registro médico-odontológico do paciente.

Identificar as dúvidas dos pacientes sobre serviços odontológicos leva a uma melhor comunicação entre as partes, o que é essencial para estabelecer um sistema de gerenciamento de qualidade em odontologia.

Sua clínica odontológica ainda não possui um software com odontograma online?

Clique no banner a baixo e ganhe 14 dias grátis para testar nossa plataforma para clínicas e consultórios.

Paulo Castellano

Especialista em software para saúde, pós graduado em gestão de TI com ênfase em saúde pela universidade presbiteriana mackenzie, fundador e CEO da Doctor Engage.