Clínica online: Minha clínica precisa ter presença online? - Doctor Engage

Clínica online: Minha clínica precisa ter presença online?

É certo dizer que a maioria dos profissionais do setor de saúde entende a importância de uma presença online contínua quando se trata de atrair novos pacientes e manter os existentes. A Internet, e o Google em particular, alteraram profundamente o caminho que o paciente percorre até se decidir por um tratamento médico. Uma vez que os pacientes realizam suas próprias pesquisas e tomam suas próprias decisões antes de optar por determinado profissional.

Porque ter uma presença online?

Segundo pesquisa divulgada no Think with Google, antes mesmo de marcar uma consulta com o médico:

  • 77% dos pacientes realizam buscas online;
  • 83% utilizam sites de hospitais;
  • 54% utilizam sites de convênios de saúde;
  • 50% utilizam outros sites com informações sobre saúde;
  • 26% consultam as avaliações feitas por outros pacientes.

Quase 5% dos dois trilhões de buscas do Google estão relacionadas aos cuidados com a saúde e à busca por uma clínica online. Além disso, a proliferação de tecnologias móveis nos últimos cinco anos causou mais uma mudança importante no comportamento e nas expectativas dos pacientes: hoje, cerca de 72% dos adultos americanos possuem um smartphone, de acordo com a Pew Research e cerca de 62% desses usuários relatam ter usado seus dispositivos móveis para procurar informações relacionadas à saúde.

Como resultado, muitas clínicas médicas estão lutando para estabelecer sua presença online. No entanto, é importante reconhecer que, em um mercado de saúde cada vez mais competitivo, simplesmente possuir um site de uma clínica online e publicar alguns anúncios digitais não é o suficiente para atrair novos clientes. Separamos aqui 5 maneiras de otimizar o esforço de marketing digital e ficar um passo à frente da concorrência:

1. De um paciente para outro

Clínica online: Minha clínica precisa ter presença online? - Doctor Engage

As avaliações dos pacientes tornaram-se o padrão ouro para o controle da qualidade. Muitos pacientes jovens dizem confiar na informação médica compartilhada por seus amigos na internet. Embora as avaliações de uma clínica online não estejam sob seu controle, há muito que você pode fazer para obter uma classificação favorável para sua clínica nesses sites.

Primeiro, reivindique seu perfil em sites de avaliação populares como Yelp e o Healthgrades. O Facebook também permite avaliar páginas e serviços médicos. Muitos desses sites oferecem serviços “freemium” (ou serviços gratuitos com a opção de atualizações pagas), tornando-os uma maneira rápida e fácil de aumentar sua visibilidade online.

Também é uma boa ideia encorajar os pacientes satisfeitos a divulgar a sua experiência positiva da sua clínica nesses sites. Isso não só melhora a reputação da sua clínica online, como ajuda a minimizar os danos causados por eventuais comentários negativos que a sua clínica possa ter.

2. Agendamento de consultas

Clínica online: Minha clínica precisa ter presença online? - Doctor Engage

Outra maneira de aumentar a presença online da sua clínica é por meio de agendamentos eletrônicos. Alguns softwares médicos oferecem um serviço de agendamento online de consultas para pacientes, que permite que encontre um profissional da saúde e solicitar um agendamento. Isso significa mais visibilidade e mais pacientes para a sua clínica médica!

3. Obtenha uma listagem no Google Meu Negócio

Clínica online: Minha clínica precisa ter presença online? - Doctor Engage

Não se pode negar que, quando se trata de marketing digital, o Google é o líder absoluto. Embora o marketing de motores de busca (SEM) e otimização de conteúdo para mecanismos de pesquisa (SEO) sejam, é claro, de vital importância, também é importante investir em algumas plataformas do Google para atrair mais pacientes.

Uma dessas plataformas, o Google Meu Negócio, é um balcão que otimiza a sua clínica médica na listagem de vários diretórios: as informações de negócios dos assinantes são exibidas na Pesquisa do Google, Mapas, Google+ e no Google Places. Isso significa que potenciais pacientes poderão facilmente encontrar sua clínica, independentemente de onde estejam ou do tipo de dispositivo que estejam usando.

4.Tenha um site otimizado

No início de 2005 o Google atualizou seu algoritmo de busca para listar primeiramente os sites otimizados para dispositivos móveis. Desde então, qualquer médico que quer aumentar a classificação da sua clínica nos resultados de pesquisa orgânica do Google deve garantir que seu site seja “amigável para dispositivos móveis”. Para testar se o site da sua clínica é amigável, copie / cole o seu URL nesse link do Google.

Blog, blog e mais blog

Clínica online: Minha clínica precisa ter presença online? - Doctor Engage

Aqui está um conselho que traduz o mundo digital: é muito mais fácil encontrar algo quando há muito disso. A publicação consistente em um blog é uma ótima maneira de melhorar a presença online da sua clínica como também de fortalecer a confiança do paciente com a sua marca e de estabelecer-se como uma referência na sua especialidade.

Escreva conteúdos específicos para o seu público-alvo e sobre a sua área de especialização. Melhore o SEO do seu conteúdo criando títulos com palavras-chave e interligando esse conteúdo com outras páginas e postagens do seu site. Não sobrecarregue seus artigos com links e chamadas excessivamente promocionais para ação (CTAs).

5. O poder da rede social

As atividades geradas nas mídias sociais em torno de “likes“, “compartilhamentos” e “retweets”, podem ter um enorme impacto sobre como o seu site aparece nas buscas do Google. Embora o impacto exato de SEO nas redes sociais seja difícil de definir, existem algumas maneiras de aumentar facilmente sua presença online através do uso inteligente das mídias sociais.

Publique regularmente conteúdo que as pessoas gostem de “compartilhar”. Cada compartilhamento irá expor sua postagem a novos pacientes em potencial, aumentando sua classificação nas buscas do Google. Lembre-se: você está tentando se conectar com seus pacientes, então seu conteúdo precisa atrair pessoas o ligadas a profissão médica. Tal como acontece com as postagens de um blog, você deve publicar regularmente para manter seu público fiel. Finalmente, certifique-se de utilizar todos os principais sites de redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Google+ e LinkedIn.

E você? Como está a presença online da sua clínica? Comente com a gente!

O sistema médico mais completo

Doctor Engage

Software de gestão para clínicas e consultórios