Entenda a importância do pós atendimento para sua clínica

Você sabe qual a importância do pós atendimento para a sua clínica médica?

Como provedor de cuidados com a saúde, você deve conectar-se com seus pacientes durante uma consulta médica, mas você já pensou em como aprofundar seu relacionamento com esses pacientes depois que o atendimento termina?

Aprofundar o relacionamento com seus pacientes pode aumentar o número de consultas de retorno e criar interações mais significativas quando os pacientes estiverem em seu consultório. Neste artigo falaremos sobre a importância do pós atendimento para a sua clínica médica e como ele pode ser feito para melhorar a sua conexão com os seus pacientes.

Importância do pós atendimento – Cultive comentários positivos

Qual a importância do pós atendimento para sua clínica

Hoje, mais do que nunca, todas as pessoas recorrem à Internet antes de fazer praticamente qualquer coisa, incluindo escolher um médico. Novos sites para que os pacientes publiquem avaliações online de médicos surgem o tempo todo. Os consumidores experientes em tecnologia de hoje verificarão as avaliações da sua clínica para ver o que outros pacientes escreveram sobre você nesses sites antes de considerarem agendar uma consulta. Por isso é importante cultivar opiniões positivas! 

Lembre-se da importância do pós atendimento. Pergunte aos seus pacientes como eles se sentem sobre os serviços que você fornece e ouça com atenção. Pergunte como melhorar o seu atendimento caso eles não tenham ficado totalmente satisfeitos.

Se a sua prática tiver uma abundância de críticas negativas, procure tendências nessas queixas. Se vários pacientes mencionam um problema semelhante, aceite a queixa, seja qual for, e tente melhorar seu desempenho nessa área. Certifique-se de responder a todas as reclamações para mostrar que você está envolvido com os seus pacientes.

Além disso, incentive os pacientes a compartilhar suas experiências em um site online e nas redes sociais. Isso pode ser feito por meio de um e-mail de acompanhamento agradecendo aos seus pacientes pela sua visita e encorajando-os enviar comentários para a sua página online. Participe das conversas e responda as dúvidas dos seus pacientes. 

Quanto mais positivas forem essas interações, mais provável será que eles retornem em busca de um novo atendimento médico.

Importância do pós atendimento – Estabeleça ou melhore sua presença nas mídias sociais

Alguns médicos continuam preocupados sobre a forma correta de usar ferramentas como Facebook e Instagram para melhorar seus negócios. Partilhar dados pessoais dos pacientes através das mídias sociais, claro, não é permitido. No entanto, existem muitas maneiras úteis e seguras de usar plataformas sociais para comercializar sua clínica para pacientes potenciais.

Quando seus pacientes atuais “curtem” a sua página no Facebook, sua base de contato social percebe isso. Isso pode direcionar tráfego para sua página e, em última instância, para sua prática. Use um design de página atraente para encorajar seus pacientes a “curtirem” a sua página e atualize o seu conteúdo com frequência.

Envie a seus pacientes conteúdo relevante e notícias sobre a sua especialidade. Mantenha-os interessados e bem informados sobre os cuidados com a sua saúde. 

Você também pode começar um blog ou site para fornecer dicas de bem-estar, anunciar eventos locais de saúde e discutir informações gerais e positivas sobre você e sua clínica. Promova o blog ou site usando o Twitter e se envolva com a sua comunidade. 

Expanda seus serviços médicos

Preste atenção às mudanças demográficas da sua população de pacientes e faça mudanças para se alinhar a essas mudanças.

Por exemplo, se você está tratando muitos adultos com crianças pequenas, considere adicionar um pediatra a equipe da sua clínica médica. Se uma grande empresa da sua cidade acabou de realizar muitas demissões, pense em oferecer opções razoáveis de preços para realizar os exames demissionais. Trate seus pacientes como uma família e peça para que eles retornem para um exame mais detalhado. 

Além disso, tente prestar atenção às necessidades das pessoas da sua comunidade. Ao atender a uma demanda no momento certo, você pode ganhar pacientes e aumentar o sucesso do seu negócio.

Importância do pós atendimento – Não esqueça de agendar consultas de acompanhamento

Qual a importância do pós atendimento para sua clínica

Você pode pensar que isso é óbvio, mas é realmente chocante a frequência com que os médicos nunca contam aos seus pacientes quando eles devem voltar ao seu consultório. Este é um grande problema quando se trata da retenção de pacientes. Os pacientes acabam optando por suspender a medicação se não tiverem uma informação clara de como um medicamento está funcionando ou se esse a dose desse medicamento precisará ser modificada por qualquer motivo.

Agendar uma consulta de acompanhamento mostra ao paciente o quanto você se importa com ele e com a sua saúde. Mesmo nos casos em que você ainda não conseguiu fazer um diagnóstico final, você ainda deve encorajar o paciente a agendar uma visita de acompanhamento para discutir os próximos passos após o os resultados dos seus exames.

Como você provavelmente sabe, leva-se muito tempo para ganhar a confiança de um paciente e um único segundo para perdê-lo. Tratar cada paciente como um membro da família irá garantir que eles continuem voltando ao seu consultório médico.

E você? Sabe a importância do pós atendimento para o seu consultório? Comente com a gente!

Clique no banner a baixo e ganhe 14 dias grátis para testar nossa plataforma de gestão para clínicas e consultórios.

O sistema médico mais completo

Vanessa Lozzardo

Especialista em Marketing de Conteúdo e Administração, graduada pela universidade UNIP, fundadora e diretora da Doctor Engage.