Sistema médico para clínica

Sistema médico para clínica: saiba como escolher um

Administrar um consultório ou uma clínica médica implica em vários desafios comuns a uma empresa, além de uma série de desafios únicos do setor de saúde. Estes incluem um extenso conjunto de regulamentos de saúde, orçamentos continuamente apertados e uma infinidade de preocupações com os cuidados dos pacientes. Um sistema médico para clínica deve ajudar a agilizar e automatizar a rotina médica do seu consultório, tanto na recepção, quanto no gerenciamento da clínica.

Se você está atualizando o sistema médico da sua clínica ou pesquisando para adquirir seu primeiro software, há vários aspectos que precisam ser considerados. Este guia o ajudará a escolher o sistema de gerenciamento que melhor atenda as suas necessidades profissionais:

O sistema médico para clínica deve ser fácil de usar

O sistema médico para clínica deve ser intuitivo e fácil de usar por todos os membros da sua equipe. O design deve ter menus autoexplicativos e permitir realizar todas as tarefas necessárias com apenas alguns cliques.

O software deve ser tão repleto de recursos quanto possível para que seja fácil lidar com o fluxo de trabalho clínico. Procure um sistema que automatize atividades como agendamento de consultas e lembretes de horário de consultas dos pacientes. Isso não só permite que a sua equipe esteja disponível para outros trabalhos, como também libera suas linhas telefônicas para emergências.

Além disso, o sistema médico para clínica deve permitir coletar informações importantes, incluindo o histórico médico dos seus pacientes. O software escolhido também deve possuir recursos de gerenciamento de documentos, uma vez que, durante um atendimento o médico, é preciso lidar com documentos e exames médicos, como  resultados de exames, raios-X, prescrições por exemplo.

Finalmente, certifique-se de escolher um sistema com capacidades contábeis robustas, incluindo relatórios financeiros e controle do fluxo de caixa.

O sistema médico para clínica deve permitir comentários e mensagens internas

chat para clínicas e consultórios

A capacidade de fazer anotações nos registros médicos dos pacientes é incrivelmente útil. Por exemplo, se um paciente discute uma situação incomum com um de seus funcionários, a possibilidade de fazer anotações e compartilhá-las internamente significa que seu paciente não terá que repetir a mesma explicação várias vezes. Isso leva o nível de atendimento a uma melhoria significativa, já que nenhuma informação dos pacientes será perdida.

O comunicador interno (chat) permite a comunicação em tempo real de toda a equipe, otimizando processos e tornando sua clínica mais ágil, eficiente e produtiva.

O software deve possuir excelente suporte técnico

Um software médico, como qualquer outra ferramenta multimídia, pode eventualmente apresentar alguma falha ou problema técnico. Para que tal erro não atrapalhe a dinâmica dos seus atendimentos médicos e nem do funcionamento administrativo da sua clínica, será preciso garantir que o fornecedor do seu sistema médico para clínica ofereça um suporte técnico de qualidade.

Procure se informar a respeito do suporte fornecido pelo sistema médico que você deseja adquirir. Esse é um dos pontos mais importantes para a garantia de um atendimento de qualidade.

De preferencia para softwares com suporte remoto, ou seja, não há a necessidade de um técnico presencial em sua clínica. Essa prática permite que o atendimento seja mais rápido e eficiente, pois não tem o deslocamento do funcionário e ainda conta com horário de atendimento estendido.

O software deve ser baseado em nuvem

Alguns softwares médicos precisam ser instalados e operados a partir de sistemas locais, o que significa a necessidade de ter recursos de armazenamento e capacidade de processamento para que o sistema funcione de maneira adequada.

Esta não é mais a única opção. Os consultórios médicos que não possuem departamento de TI interno podem optar por software baseado em nuvem e que não necessita de instalação local, nem requisitos de armazenamento ou manutenção de software para se preocupar. Com um software baseado em nuvem, sua clínica experimentará uma melhoria do seu fluxo de trabalho e da sua produtividade.

Com os desafios únicos enfrentados pelo setor de saúde, incluindo ineficiências administrativas e custos crescentes, é crucial que as clínicas médicas adotem tecnologias que facilitem o atendimento centrado no paciente. O resultado é  maior eficiência e, ao mesmo tempo, mais facilidade para o dia a dia do profissional.

Teste Gratuíto

A maioria doa softwares oferecem um período de teste gratuito para as clínica e consultórios. Aproveite este período e verifique se o software contém os recursos que você precisa, e se as funcionalidades lhe agrada.

Faça perguntas ao suporte, tire suas duvidas e teste também a agilidade de atendimento, no decorrer dos dias aproveite para testar cada funcionalidade disponível.

Que tal experimentar tudo isso? Clique aqui para ganhar 14 dias inteiramente grátis para testar todos os recursos da sistema da Doctor Engage.

Assine nossa newsletter

Paulo Castellano

Especialista em software para saúde, pós graduado em gestão de TI com ênfase em saúde pela universidade presbiteriana mackenzie, fundador e CEO da Doctor Engage.