sistema para psicólogo

Sistema para psicólogo: 5 recursos que melhoram o dia a dia

Um sistema para psicólogo é parceiro fundamental de qualquer prática em consultórios e clínicas. No caso de um psicólogo, ele permite que o profissional gaste menos tempo buscando informações médicas dos seus pacientes e mais tempo se dedicando ao atendimento e aos cuidando com a saúde deles.

No dia a dia de um consultório, um sistema para psicólogo expande o gerenciamento do negócio, promovendo uma visão geral mais ampla da saúde dos pacientes. As soluções de um software médico reúnem e armazenam, por exemplo, resultados de exames diretamente nos registros individuais dos pacientes, sem a necessidade de copiar, imprimir, enviar arquivos ou usar outros bancos de dados.

O sistema para psicólogo permite uma transferência eficiente e segura de informações entre todos os provedores de cuidados com a saúde do paciente, incluindo hospitais, lares de idosos e clínicas médicas. Um eficiente software de registros médicos eletrônicos fornece um conjunto de recursos que incluem 5 recursos que melhoram o dia a dia. Vamos a eles?

1. Sistema para psicólogo: agenda de consulta

Um sistema para psicólogo permite que seu consultório tenha recursos criados especificamente para o atendimento médico e clínico. Isto com o objetivo de melhorar o planejamento de cada tratamento. O sistema possibilita, ainda, organizar uma agenda médica online, com bastante facilidade e de maneira simples e objetiva.

A prática clínica pode se beneficiar também com a economia de tempo gerada pelo sistema. Ele faz um trabalho que até então era feito pelo psicólogo e por eventuais profissionais da equipe. Ou seja, as tarefas de rotina serão realizadas por meio de alguns cliques. Com isso, o dono do consultório ou clínica vê os encargos com a equipe se reduzindo, os custos operacionais diminuindo e, ao mesmo tempo, pode com isso, aprimorar os serviços aos pacientes.

2. Controle financeiro

sistema para psicólogo

O sistema para psicólogo gera relatórios internos que demonstrando métricas financeiras e dos registros dos pacientes. O acesso a esses relatórios pode ser feito ao longo da semana, do mês ou do dia. Os relatórios também fornecem um mecanismo para monitorar o volume dos pacientes, o que melhora o controle e a qualidade dos atendimentos.

De posse desta informação, é possível mapear os padrões de fluxo de trabalho “ideais” para melhorar as experiências dos pacientes e o rendimento dos profissionais envolvidos. 

3. Compartilhamento de informações

sistema para psicólogo

O sistema para psicólogo em nuvem possui recursos integrados que permitem o compartilhamento e o acesso instantâneo às informações. Os registros digitais são facilmente compartilhados em alguns minutos. Além disso, o sistema para psicólogo facilita o atendimento de pacientes com múltiplos médicos porque a tecnologia permite o acesso nas 24 horas dos 7 dias da semana por meio de qualquer dispositivo conectado à Internet e com autorização de segurança.

Além disso, a equipe médica pode conferir os registros dos pacientes a cada consulta para garantir que o arquivo esteja sempre atualizado.

4. Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico pode ser muito benéfico para psicólogos e pacientes. Ele permite a inclusão dos registros eletrônicos do paciente de forma clara e eficaz. A equipe não vai mais precisar gastar muito tempo no telefone falando com os pacientes para esclarecer aos pacientes sobre alguns procedimentos recomendados a eles pelo psicólogo.

5. Lembrete de consulta ou sessão de terapia via SMS/E-mail

O sistema para psicólogo também possui uma ferramenta para lembrar os pacientes sobre os próximos compromissos, enviando alertas automatizados por e-mail ou por SMS. Isto também reduz o tempo da equipe e a necessidade de se realizar confirmações por chamadas telefônicas, que também incomodam os pacientes.

A confirmação de consultas via sistema diminui radicalmente o número de pacientes que faltam às consultas iniciais ou às sessões de terapia.

O sistema de registros médicos eletrônicos tem o potencial de melhorar a experiência dos pacientes e impactar positivamente o fluxo de caixa e as margens de lucro para os psicólogos. A chave para obter o máximo de resultados é encontrar o software ideal para sua organização.

E você? Está pronto para implementar um sistema para psicólogo? Entre em contato com a Doctor Engage para entender melhor como se beneficiar com o uso da tecnologia!

Paulo Castellano

Especialista em software para saúde, pós graduado em gestão de TI com ênfase em saúde pela universidade presbiteriana mackenzie, fundador e CEO da Doctor Engage.